Uso de novas táticas cirúrgicas no tratamento do Câncer de Próstata

Dr. Leonardo Calazans comenta o uso de novas táticas cirúrgicas, com utilização de Cirurgia Robótica, para o melhor resultado do tratamento do Câncer de Próstata.

Artigo publicado recentemente mostra benefícios em continência urinária e potência sexual com a preservação de vasos e nervos permitidas pela cirurgia robótica.

A utilização da Cirurgia Robótica no tratamento do câncer de próstata já é feita de maneira ampla em todo o mundo, com grande crescimento no Brasil nos últimos anos.

O robô traz benefícios em resultados funcionais (continência urinária e função sexual), assim como oncológicos que já são bem conhecidos. A utilização de imagens de alta definição, com 3D e a baixa taxa de sangramento (que pode dificultar a visão do cirurgião) permitem melhor preservação de feixe nervoso que é responsável pela ereção. Alguns estudos mostram a vantagem dessa técnica quando comparado a videolaparoscopia convencional e à cirurgia aberta, chegando até a 80% de resultados positivos.

A utilização de refinamentos micro anatômicos mostrou presença de nervos na parte anterior da próstata, em regiões que anteriormente não era preservado nas cirurgias convencionais.

Nesse trabalho publicado na Revista European Urology (Revista Europeia de Urologia) de 2018, os autores analisaram 128 cirurgias de câncer de próstata feitas através de Cirurgia Robótica, com preservação retrógrada do feixe nervoso, veia dorsal e fáscia endopélvica (relacionado a continência urinária).

Os resultados mostraram um tempo cirúrgico médio de apenas 78 minutos, com internação menor de 24h em 94,5% dos pacientes. A perda sanguínea foi mínima, com somente 2 pacientes necessitando de transfusão sanguínea.

Os dados mais impressionantes estão relacionados o resultado funcional. Após 1 ano de cirurgia, 98,4% dos pacientes encontravam-se continentes e 86,7% estavam potentes, sendo que 53,1% já tinham ereção após o primeiro mês de cirurgia.

Concluindo, o uso de novas técnicas de preservação, associado aos avanços da cirurgia robótica, permitem resultados cirúrgicos excelentes, trazendo benefícios para os pacientes.

COmpartilhe este post

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on print
Share on email