Pregnant woman having telemedicine session with her gynecologist

Teleconsulta, telemedicina ou consulta à distância? Tanto faz. Essa pode ser a solução que você procura.

Dr. André Bouzas de Andrade
Cirurgião Oncológico / Diretor do núcleo de cirurgia oncológica do IBCR / CREMEB 17.977

A telemedicina já é amplamente utilizada em vários países e foi regulamentada pelo Governo Brasileiro há pouco tempo como opção viável ao atendimento médico. Se você reside longe do médico especializado na sua enfermidade ou se está impossibilitado (a) de se deslocar até o consultório, a telemedicina é para você.
O que é teleconsulta?
É uma consulta médica realizada via videoconferência tornando possível uma avaliação com um especialista, sem necessidade do paciente sair de casa, seja porque está em isolamento ou em outra cidade. Por exemplo: um paciente que está no interior da Bahia pode se consultar com um especialista em oncologia em Salvador sem se deslocar.A teleconsulta pode ser utilizada para tirar dúvidas?
Não só pode como deve. Também chamada de teleorientação, é utilizada para uma avaliação inicial, de revisão ou acompanhamento, na qual o paciente vai poder conversar com seu médico e tirar todas as suas dúvidas.Preciso retornar no meu médico para renovar minha receita, é possível fazer isso pela telemedicina?
Sim. A legislação permite a prescrição de receitas com a utilização da tecnologia de certificação digital que garante uma maior segurança.

Já tenho um diagnóstico e me indicaram uma cirurgia. Posso fazer teleconsulta para ouvir uma segunda opinião?
Essa é uma excelente aplicação da telemedicina, pois o paciente normalmente já apresenta todos os exames necessários para avaliação, que serão criteriosamente analisados e através da consulta, o médico pode explicar ao paciente sobre o diagnóstico, indicações e risco e benefícios do tratamento.

COmpartilhe este post

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on print
Share on email