PROCTORIA

O que é

Para um cirurgião se tornar um cirurgião robótico, ainda não existem muitos programas que já o certificam e habilitam a esta prática, sendo o AC Camargo Câncer Center o único programa do Brasil, de fellowship, que além de treinar seus cirurgiões para realizar Cirurgias Robóticas também os certificam formalmente junto à Intuitive/Stratner, desde 2016.
 
A maioria dos especialistas já formados não possui a oportunidade nem a opção de interromper suas vidas profissionais para se dedicar a mais um ano de formação em Cirurgia Robótica, e neste contexto, surge serviço de “proctoria” que também pode ser chamado de “preceptoria” em Cirurgia Robótica.
 
Este serviço é oferecido a urologistas, ginecologistas, coloproctologistas e cirurgiões oncológicos que serão orientados por especialistas certificados aptos a praticar cirurgias na plataforma robótica, instrumentadora habilitada, e um cirurgião de campo com ampla experiência em Cirurgia Robótica.
Proctoria

O IBCR OFERECE PROCTORIA PARA HABILITAR ESPECIALISTAS EM CIRURGIA ROBÓTICA.

Para entender melhor este serviço, acompanhe o passo a passo:

1) Cirurgião com interesse em Cirurgia Robótica agenda o procedimento em um dos hospitais nos quais somos credenciados (2 Hospitais em Salvador ou 8 Hospitais em São Paulo).

2) Nas primeiras cirurgias desse cirurgião, o mesmo entrará em campo e aprenderá sobre o processo de docking, undocking (conexões do robô ao paciente), enquanto o “proctor” atua no console realizando a cirurgia e explicando, didaticamente, sobre o passo a passo do procedimento e funcionamento do console.

3) Em paralelo, o cirurgião em treinamento pleiteará sua certificação formal junto ao hospital escolhido para realizar os seus casos e junto à Stratner. APENAS APÓS A CERTIFICAÇÃO esse cirurgião estará liberado para atuar no console do Da Vinci. (Essa regra é a regra atual, vigente desde maio de 2019).

4) Uma vez certificado, com o apoio do proctor, uma instrumentadora capacitada do IBCR e um auxiliar de campo capacitado do IBCR, o cirurgião começa com a utilização do console sob supervisão onde avançará progressivamente dia a dia.

5) A curva de aprendizado varia muito de cirurgião pra cirurgião, mas o número mínimo recomendado de cirurgias sob supervisão, em console, é de 10 procedimentos, podendo chegar a 40 ou 50 cirurgias a depender da complexidade dos casos, desejo do cirurgião e avaliação do proctor.

Nós do IBCR nos orgulhamos de sermos o primeiro instituto em Salvador a oferecer formalmente este serviço, e acreditamos que esta é a melhor forma de difundir essa tecnologia, ampliando o conhecimento, e tornando-a mais acessível ao maior número possível de pacientes. A Cirurgia Robótica não pertence a “ninguém”, a Cirurgia Robótica pertence à Medicina e representa de maneira sólida o qual arrojada e genial é a mente humana.

Contem conosco!

Para maiores informações não hesite em nos contatar: (71) 99995-8899.