07112019150922_WhatsApp_I

Primeira cirurgia robótica pediátrica da Bahia foi realizada com sucesso

A primeira cirurgia robótica pediátrica da Bahia foi realizada ontem (6) no Hospital Santa Izabel. A garota de apenas quatro anos foi a paciente de menor peso a ser submetida a uma cirurgia robótica no Norte-Nordeste desde a chegada do robô Da Vinci à região. Com o auxílio da tecnologia, a equipe capitaneada pelo urologista-cirurgião Nilo Jorge Leão retirou um tumor de seis centímetros localizado em uma área super delicada da glândula suprarrenal da pequena paciente. A operação, que durou uma hora e meia, foi um sucesso.

“O fato do tumor se localizar próximo à veia cava, a principal do corpo humano, nos preocupava”, destacou o médico, que é coordenador do Instituto Baiano de Cirurgia Robótica (IBCR). Se o procedimento fosse feito da maneira convencional, seria necessário fazer uma grande abertura do tórax e do abdome, o que acarretaria um pós-operatório com muita dor e bastante risco de sangramento. “Com a plataforma robótica, porém, fizemos apenas pequenas incisões e, devido a todas as vantagens agregadas à plataforma robótica, tivemos uma cirurgia de apenas uma hora e meia muito bem-sucedida”, celebrou o coordenador do Instituto Baiano de Cirurgia Robótica (IBCR), Nilo Jorge Leão.

O caso foi especial para o médico por algumas razões: primeiro, por ele ter uma filha da mesma idade da paciente. Segundo, por seu histórico familiar, já que o seu pai, Nilo Leão, presente no procedimento, foi pioneiro na urologia pediátrica no Norte-Nordeste. Além disso, o avô de Nilo Jorge Leão, Jorge Bahia, se destacou pelo pioneirismo na cirurgia pediátrica da Bahia, tendo sido, inclusive, diretor do Hospital Martagão Gesteira e um dos fundadores do Grupo de Apoio à Criança com Câncer da Bahia. “Muito me orgulha a honra de carregar o nome de ambos e de ser o primeiro cirurgião a realizar uma cirurgia robótica pediátrica na Bahia. Tudo o que queria era curar aquela garotinha e deixá-la bem. Espero que sua recuperação seja muito rápida e sei que a utilização da técnica robótica em muito contribuirá para isso”, declarou Nilo Jorge Leão.

Benefícios – Conhecida como Da Vinci, a ferramenta tecnológica utilizada pela primeira vez para tratar uma criança na Bahia funciona através de um console, com uma série de recursos que incluem a visão tridimensional e mais nítida, ampliada em dez vezes quando comparada à cirurgia convencional aberta. A filtragem de tremores das mãos dão ao médico mais precisão durante o procedimento. Além disso, a utilização do robô representa menos riscos de complicações, menores taxas de sangramento, menor dor no pós-operatório e recuperação mais rápida para o paciente. “A impressão que temos é a de que colocamos a cabeça dentro do corpo humano, o que nos permite enxergar todas as estruturas nobres de maneira precisa, amplificada e tridimensional”, detalhou Nilo Jorge Leão.

O médico destaca que para o sucesso do procedimento, ele contou com o imenso apoio dos cirurgiões-urologistas Nilo Leão e Leonardo Calazans; dos anestesiologistas  Murilo Flores e Márcio Brugni; da instrumentadora Daniela Vieira e da equipe de enfermagem do Hospital Santa Izabel, além da colaboração do Hospital AC Camargo de São Paulo, que cedeu material em empréstimo de amizade para realização do procedimento e do estímulo do médico Gustavo Guimarães, seu mentor e a pessoa que mais o incentivou a acreditar que a cirurgia robótica era a opção certa paro o caso.

Sobre o IBCR – Ampliar o conhecimento sobre a cirurgia robótica a fim de difundir a tecnologia e torná-la acessível ao maior número possível de pacientes são os objetivos do Instituto Baiano de Cirurgia Robótica (IBCR), lançado em junho deste ano. Para alcançá-lo, o IBCR oferece proctorias voltadas para a qualificação, orientação e suporte de médicos interessados em operar com o auxílio do robô Da Vinci, tecnologia que chegou à capital baiana este ano e que representa a forma mais moderna de abordagem cirúrgica minimamente invasiva.

COmpartilhe este post

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on print
Share on email